domingo, 2 de agosto de 2009

Highlights

Já estamos de volta ao nosso primeiro mundo real. Desembarcamos no Brasil na última quarta-feira, dia 29 de julho, por volta das 9h30 e fomos recebidos com um frio de 8C. A viagem, como todos acompanharam aqui, foi ótima e tudo transcorreu conforme havíamos planejado. Graças a Deus não tivemos contra-tempos e nem stress nenhum. Viajar em grupo e em família foi ótimo, ao contrário do que muita gente imaginava. Claro que é mais complicado coordenar 6 pessoas do que apenas 2, mas isso em momento algum foi um problema.
Well, depois de desfazer as malas, distribuir os souvenirs e organizar as fotos, é hora de por ordem nas informações e registrar alguns highlights da viagem. Então, aí vai:

A preparação: onde tudo começou
Como ja falei aqui quando criei o blog, a viagem começou a ser planejada em maio de 2008 e de início iríamos apenas eu e o Negão. Desde lá começamos a juntar a grana que usaríamos pra pagar os hoteis, o transporte (exceto as passagens Brasil - Europa), a comida, a diversão e os souvenirs. Como tínhamos 1 ano e 2 meses de antecedência em relação à data do embarque, não foi assim tão sofrido juntar mais ou menos R$ 500,00 em média por mês por pessoa.
O roteiro foi resolvido quando decidimos fazer a viagem e então começamos a pesquisar informações sobre os lugares que queríamos visitar, conversamos com pessoas que já haviam passado por esses lugares, compramos livros e usamos muito a internet na busca por dicas e informações úteis.
Compramos as passagens em outubro de 2008, portanto, com 9 meses de antecedência o que nos garantiu uma tarifa menos pior do que conseguiríamos se tivéssemos comprado mais perto da data. Viajamos de TAM e pagamos mais ou menos R$ 3.000,00 por pessoa ida e volta (POA - SP - Londres e Berlim - Frankfurt - SP - POA). Tudo isso parcelado em 5 vezes fixas e sem juros, já que o preço das passagens é fixado em dólar.
Como ganhamos companheiros no meio do caminho, achamos melhor procurar hospedagens em lugares melhores e onde teríamos a certeza de termos um quarto limpo, um banheiro idem e o mínimo de conforto sem pagar um absurdo. Por isso, optamos por ficar na rede Ibis em todos os 5 países por onde passamos e foi uma decisão super acertada, pois o preço da diária era acessível - em média 50 Euros por quarto - e os hotéis era super bem localizados. Destaque especial para o Ibis Budapeste Centrum onde ficamos, que era numa rua central lotada de bares, restaurantes e lojinhas legais.

Viajando no Verão
Jamais sairei do inverno terrível a que sou obrigada a me submeter pra ir pra outro lugar tão ou mais frio que o pampa gaúcho. Por isso, escolhemos o mês de julho pra ir a Europa, porque o verão e os dias de calor e sol eram certos. Hummmmm, mas nem tanto assim. Em Londres, as usual, pegamos todas as estações do ano: frio, calor, chuva, sol. Em Budapeste sim pudemos sentir na pele o verão escaldante que faz na Europa. Em Viena pegamos um dia terrível de muito frio, vento e chuva e no restante do tempo mais parecia que estávamos na primavera. Em Praga novamente pegamos calor e em Berlim tivemos um dia de frio e os demais de primavera. Em resumo eu diria que o clima era bom, nem 8 e nem 80. Agora, tem uma coisa: europeu não conhece ar condicionado. Com excessão dos hoteis, nenhum outro lugar onde fomos tinha ar condicionado e principalmente em Budapeste isso se tornou um grande problema devido ao forte calor que fazia. Portanto, pense bem em ir pra Europa no verão, especialmente se o seu destino for Espanha e Itália onde o calor é mais forte.

Um por um
Londres - capital do mundo novo
Londres é e sempre será o meu lugar favorito no mundo. Sou apaixonada pela cidade, adoro andar pelas ruas, ver as casas, observar a mistura de pessoas, sentir o cheiro do curry que se espalha no ar, ouvir o barulho do metrô e aquela voz inconfundível que sempre diz: mind the gap between the train and the platform.
De todas as cidades é sem dúvida a mais cara, ja que a moeda local é a Libra. Mas tivemos a sorte de chegar na época das liquidações e pude comprar um casaco de moleton na Gap por apenas £10, ou seja, bem menos de R$ 40,00. Sabe quanto custa um moleton da Gap no Brasil? Mais de R$ 150,00.
A culinária em Londres é a culinária do mundo, ou seja, esqueça querer comer um prato típico inglês além do fish and chips (peixe frito com batatas). Lá se come muito kebab, muita comida oriental, muita massa, muito hamburguer e muitos orgânicos do Marks & Spencer.
O que vale a pena em Londres:
Tower of London
Um passeio à pé na Carnaby Street
Um Caramel Macchiato do Starbucks

Budapeste - a grande surpresa
Nosso amor por Budapeste começou quando o motorista do shuttle que nos pegou no aeroporto parou numa ruazinha simpática e estreita e lotada de bares e disse que ali era o nosso hotel. Pronto, era tudo o que precisávamos: cerveja boa, barata e na porta "de casa.
Budapeste foi a cidade mais barata por onde passamos. Era possível comer um delicioso e bem servido prato de spaguetti a rabiatta (com molho vermelho, manjericão e muita páprica) por apenas R$ 9,00. As roupas, especialmente de marcas como Nike e Adidas, eram muuuuito baratas também.
Além disso, a cidade é encantadora e tem uma atmosfera diferente que nos fez sentir em casa. O Rio Danúnbio cortando a cidade ao meio e dividindo-a em Buda e Peste, torna obrigatório o passeio de barco a noite. Budapeste fica linda toda iluminada.
Agora, esqueça querer fazer noitada em buteco ou jantar depois das 22h. Lá tudo fecha cedo, no máximo a 1h. Pra estender só se for em balada.
O que vale a pena em Budapeste
Um passeio de barco à noite pelo Danúbio
A vista da Citadella
O aluguel de uma bike e um passeio pela cidade
O Ibis Budapeste Centrum
A Vacti Utca
Um passeio de metrô

Viena - dispensável
Viena nos decepcionou. Ou melhor, Viena não nos encantou. Talvez porque nosso hotel não fosse tão bem localizado, talvez porque tenhamos ido pra lá depois de um tórrido caso de amor com Budapeste e talvez porque a cidade não seja tudo isso mesmo. O fato é que não curtimos muito a cidade que está longe de ser uma cidade feia, mas que não tem um carisma ou uma identidade. O único lugar que amamaos em Viena foi Schoenbrunn ou o Palácio de Verão da Imperatriz Sissi. O lugar possui mais de 170 hectares e é cheio de jardins lindíssimos e muito bem cuidados. Vale a visita.
Apesar de ser uma das 10 melhores cidades do mundo pra se viver, Viena é uma cidade cara e quem pretende passar uns dias por la deve preparar o bolso.
O que vale a pena em Viena
O Palácio de verão da Sissi

Praga - No meio do caminho tinha uma torre
Praga é uma cidade linda. Caminhar pelas ruas da cidade é certeza de boas surpresas sempre, pois Praga tem um prédio mais lindo do que o outro em cada esquina. É a cidade das torres. É simpática, acolhedora e lotada de turistas.
Tudo vale a pena em Praga: o Castelo, a Torre Petrin, o rio Vltavá, a Ponte Carlos, as ruas antigas de Mala Strana, o velho cemitério judeu, o edifício Rasin, o Palac Lucern, o relógio astronômico e seu espetáculo a cada hora.
Porém, assim como em Budapeste, esqueça comer ou beber depois das 23h em Praga: tudo fecha. E mais: nunca vi tanto fumante junto num só lugar e em Praga as leis anti fumo não existem e as pessoas fumam em tudo o que é lugar. Terrível.
O que vale a pena em Praga
Um passeio de train
A vista do alto da Torre Petrin
As cervejas tchecas
Os donuts do Tesco
O entardecer na Ponte Carlos
Um happy hour no centro da cidade

Berlim - uma agradável surpresa
Achávamos que Berlim seria dececpcionante como foi Viena e graças a Deus, nos enganamos: Berlim é uma cidade incrível. Rica em história, é impossível não caminhar pelas ruas da cidade sem tentar imaginar como foram difíceis os tempos de guerra - fria e mundial - como foi a destruição do muro que uniu de novo o povo alemão e como deve ter sido emocionante o reveillón no portão de Brademburgo depois da queda do comunismo. Berlim tem uma atmosfera interessante e eu adorava caminhar pelas ruas no entardecer.
O que vale a pena em Berlim
A loja do Mini Cooper na Friedrich Strasse
A exposição do Romero Britto na loja da Volkswagen (Friedrich Strasse com Unter den Linden)
O entardecer no Reichtag
Um domingo no parque
O zoológico

Mundo insólito
  • Esqueça esticar o happy hour pra uma bebedeira com os amigos. Em todas as cidades os bares fecham cedo (no máximo 1h)
  • Na República Tcheca o fumo é permitido em todos os lugares, inclusive os que são fechados. Terrível.
  • TODO MUNDO atravessa a rua somente quando o sinal está aberto para pedestre e SEMPRE na faixa de segurança. Mesmo que o sinal esteja fechado para o pedestre e a rua esteja deserta de carros, o pedestre vai esperar o sinal abrir pra ele pra poder passar
  • Em Budapeste além do semáforo para carros e pedestres há um exclusivo para ciclistas
  • Esqueça qualquer coisa em Berlin num domingo que não seja loja de souvenir ou fast food. TUDO fecha na cidade, inclusive as farmácias e os mercadinhos
  • Posto de gasolina é algo que não existe no centro das cidades, somente nas periferias e mesmo assim em pouca quantidade
  • É comum você receber o troco certo depois de comprar alguma coisa, mesmo que seja apenas 1 centavo

terça-feira, 28 de julho de 2009

De volta para o futuro

Oi, todo mundo

Ultimo dia em Berlim. Ultimo dia de viagem. Ultimo dia de ferias. Hoje as 17h20 deixaremos Berlim rumo a Frankfurt e as 22h embarcamos de volta pro Brasil. Pela primeira vez nao to afim de voltar e ficaria tranquilamente mais muitos dias passeando por aqui. Nao to com saudade de casa. Mas, infelizmente, nao tenho outra escolha senao arrumar as coisas e ir embora.

Domingo aqui em Berlim amanheceu frio de novo e meio nublado, mas o tempo comecou a melhorar na parte da tarde e deu ate pra arriscar andar de manga curta. Fomos ao museu Pergamon, depois ao monumento em homenagem aos judeus mortos na guerra e depois andamos a esmo pela cidade. Os alemaes aproveitam mesmo odomingo, pois as ruas estavam lotadas de gente, bem como os parques. So que tem um ponto negativo na cidade; nada funciona no domingo, exceto as lojas de souvenir, os restaurantes e as cafeterias. Eu precisava de uma farmacia ou de um mercadinho pra comprar um pacote de absorvente e voltei pra casa de maos abanando depois de percorrer muitos quarteiroes. TUDO fecha no domingo.

Ontem fomos ao zoologico de Berlim que é muito afude (E$ 18,- zoológico+aquário). E gigante, cheio de bichos das mais diversas especies: leoes, zebras, macacos (ate um tipo king kong), camelos, focas, leoes marinhos, hienas, e mais uma infinidade de peixes, insetos, anfibios e repteis num mega aquario. Passamos horas e horas passeando por la, ate porque o dia estava lindo e quente. Passamos tambem por uma area onde um pedaco do muro ainda esta preservado e em seguida pela encenacao do check point Charlie que dividia cidade em oriental e ocidental.

Aqui escurece muito tarde. As 22h ainda ha resquicios de ceu claro e aproveitamos a noite quente e agradavel pra tomar umas cervejas pela rua. O legal dos paises aqui da Europa e que as pessoas de fato aproveitam as cidades onde vivem porque as coisas publicas sao bem cuidadas e principalmente porque a populacao tem seguranca. Em Berlim, Praga e Budapeste a maioria das pessoas se locomove de bicicleta e varias veyes vimos familias inteiras passeando dessa forma pelas ruas. Muito legal.

Well, thats it. Vamos aproveitar nossas ultimas horas em solo europeu. Acho que o proximo post agora sera do Brasil.

domingo, 26 de julho de 2009

Ultima parada: Berlim

Oi, todo mundo!

Desde ontem a tarde estamos em Berlim. Chegamos aqui por volta das 15h depois de termos feito uma viagem de trem maravilhosa, passando por lugares lindos entre a Republica Tcheca e a Alemanha.

Estava chovendo quando desembarcamos e fazia um frio terrivel, mesmo estando em pleno verao. Descansamos um pouco no hotel e saimos pra passear. Estamos muito perto da torre de TV, simbolo do comunismo. Seguimos caminho pela Under den Linden, uma aveidona super importante aqui ate chegarmos ao Portao de Brademburgo. Depois caminhamos mais um pouco e fomos ate o Parlamento, que e lindo.

E agora preciso sair porque ta todo mundo me esperando pra sair de novo.

sábado, 25 de julho de 2009

Simbora pra Berlim...

Hoje vamos pra Berlim. São 08:50 da manhã e estamos fazendo checkout no Ibis para irmos para a estação de trem.

Ontem, ultimo dia em Praga, fomos ao mercado público (normalmente o mercado público é um prédio antigo que preserva tradições e se pode encontrar um pouco de história por lá) que era um camelódromo gigante, com tudo que é produto falsificado.

Depois fomos a Petrim Tower, uma torre de 60m muito parecida com a torre Eiffel e que te da uma visão ninja da cidade, além de ter uma área grande com jardins muito bonitos e um observatório.

O passeio turístico terminou com uma passada na frente de uma casa toda torta, referência arquitetonica de Praga.

Dai fomos em uma loja de plastimodelos a pedido do Heitor. A loja era ninja. Para ter uma idéia tinha até umas figuras de umas putinhas pra poder compor os cenários de época. Isso é um negócio legal, aqui se tu quiseres praticar algo tem de tudo. Se quiseres montar plastimodelos tem um universo em uma loja, se quiseres colecionar HQs tem uma lojinha com prateleiras e prateleiras organizadas por nomes de autores. E a lojinha eh uma biboca perdida em uma ruazinha, mas tem de tudo.

Uma quase "janta" no Mc Donalds e hotel. Hoje tínhamos que sair cedo pra Berlim.

Eurico

Praga, 23 de julho...

Hoje nossa primeira para foi na estação de trem para comprarmos com antecedencia nossos passes para Berlim.

Depois disso fomos conhecer a ponte do Carlos, lugar legal, superlotado, mas muito simpático. A ponte atravessa o rio Vltava e é cheia de artistas (pintores, caricaturistas, etc) pra vender coisas
pra turistas.

Perto dali visitamos a torre do Relógio e a Astronomical old town square onde da pra sentar nos bares e tomar uma cervejinha apreciando o movimento e esperando o relógio aninciar as horas. Nessas situações junta uma muvuca na volta do relógio e quando completam-se as horas aparecem caveiras e foguras de santos.

Eu e a Ju subimos na torre. O que parecia uma subida sofrida, que desestimulou o resto do pessoal, era na verdade uma tranquila carona em um elevador. A vista de cima da torre eh ducaralho, da pra ver boa parte do centro de uma angulo muito bom, o que te permite descobrir
restaurantes nas coberturas dos hoteis centrais.

A noite arriscamos umas cervejas no Cyril Pub. Um pubzinho perto do Hotel. Bom atendiwento, cerveja barata ( 34 coroas, contra as 80 do Hotel), mas como tudo que eh bom dura pouco, os pubs fecham as 23:00 h, entao, cama pra todo mundo...

Eurico.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Um dia em Praga

Oi, todo mundo

Hoje foi o dia para conhecer Praga. A cidade e simplesmente linda, diferente, encantadora. E uma cidade cheia de torres e muito diferente de todas as outras que ja conheci.

Nosso hotel fica em Mala Strana, um bairro antigo da cidade e que foi preservado, ou seja, nao existem construcoes novas. As ruas sao estreitas e o chao e de pedra. Muito legal. Bem ao lado do nosso Ibis tem um shopping center que e um paraiso. Mas as coisas aqui nao sao tao baratas quanto eram em Budapeste.

Fomos de manha ao Castelo de Praga, que e imenso e fica em cima de um morro, o que da uma vista maravilhosa da cidade. Ta um calor absurdo aqui. De la atravessamos a Ponte Carlos, que tava lotada de turistas, mas que e maravilhosa. Depois passeamos pelas ruas do centro antigo, vimos o relogio bater na praca e ca estamos de volta ao hotel.

Amanha acho que vamos ver a exposicao do exercito de terra cota chines que esta em cartaz na cidade.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Em Praga...

Hoje saimos e Viena as 12:48 h (a ausencia total de acentos se deve ao teclado que tem muito mais bagulhos e a maioria deles eh inutil).

A viagem de trem foi um saco. O trem dessa vez era uma porcaria. Banheiros estragados, o cobrador do trem era campeao nacional de odor nas axilas (ao ponto de infestar um vagao inteiro), a cerveja era quente e por ai vai. Mas, quando se esta em boa companhia as quatro horas de viagem, mesmo que ruins, passam voando.

Chegamos em Praga com um dia bonito pra caramba. A cidade, a primeira vista, tem os ares de Budapeste, o que pro nosso caso eh uma boa impressao. Eh opiniao unanime que das tres cidades em que estivemos ate agora Budapeste eh a mais legal.

Por hoje o passeio se resumiu a irmos em um shopping ao lado do hotel para comermos algo. Aparentemente os precos aqui sao mais amenos (ao contrario da Austria). Amanha tem city tour, dai teremos novidades mais interessantes.